O que é FAP?

O fator acidentário de prevenção é um multiplicador que varia anualmente e que varia entre 0,5000 a 2,000. Esse índice é calculado por CNPJ tendo como amostragem o histórico de acidentalidade e registros acidentários da
Previdência Social dos últimos dois anos. É aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva pela subclasse econômica.
Para empresas que registram um maior número de acidentes, o pagamento do FAP é maior. Entretanto, O FAP diminui em empresas que registram menos acidentes. Caso não haja acidente de trabalho no período, a empresa recebe uma bonificação com a redução de 50% da alíquota.

Como foi calculado o FAP 2021?

O valor do FAP, que é divulgado entre setembro e outubro de cada ano, impacta diretamente no pagamento dos tributos de INSS para o ano seguinte.
Funciona assim: o valor do seu recolhimento é baseado no cálculo valor da folha x RAT x FAP. Ou seja, quanto mais alto seu FAP, maior o valor a ser
pago. Caso exista alguma incoerência do cálculo publicado pela Receita, é possível fazer a contestação administrativa desse índice, diminuindo assim, o valor a ser pago no ano seguinte.

Quais empresas podem fazer a contestação do FAP 2021? 

Empresas de Lucro Real e presumido, em geral. Também é possível contestar o FAP de empresas que mesmo estando com o FAP bloqueado, ou que já possuam o menor índice possível (0,5000), podem identificar divergências como taxa de rotatividade menor de 75% (no caso do bloqueado), ou em caso de FAP 0,5000, que pode aumentar para o ano de 2021, se tornando assim vantajoso contestá-lo.


Vamos fazer a contestação do FAP 2021? Podemos te ajudar.


A AG Capital é uma consultoria especializada na regularização de incidências de tributação sobre a folha de pagamento, incluindo a contestação do FAP.
Nosso serviço de contestação garante que o prazo da contestação será cumprido, evitando tempo perdido de sua equipe de RH. Também garantimos os melhores resultados possíveis na redução do índice, pois utilizamos software próprio e equipe especializada para executar a contestação.
Para saber mais e contratar, clique aqui