Entre os assuntos mais comentados na área tributária previdenciária está a implantação do eSocial, que resumidamente, tem como objetivo permitir que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada, que segundo o Comitê Organizador, reduzirá custos, processos e o tempo gastos hoje pelas empresas nessas ações. É um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.

A AG Capital está acompanhando o desenrolar do assunto, que entrando em vigor influenciará em nossa rotina de trabalho, na de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores. Na última terça, 1° de agosto, foi liberado o ambiente para testes, para adaptar as empresas ao sistema e aperfeiçoar a plataforma pelo governo federal. Esse é o momento para aproveitar e se preparar antes do início da obrigatoriedade em 2018, que para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais começa já em 1° de janeiro e a partir de julho torna-se obrigatório para todos os demais empregadores do país.

É importante esclarecer que o eSocial não acarretará nenhuma nova obrigação ao setor empresarial, pois essas informações já precisam ser registradas hoje pelas empresas em diferentes datas e meios. Para apoiar os profissionais envolvidos, já está disponível no portal do eSocial o Manual para desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito, também poderão ser encaminhadas dúvidas, dificuldades e eventuais sugestões no Canal de Comunicação que está disponível no portal do eSocial, em Contato/Produção Restrita.

Quem acompanha o assunto, sabe que a implantação do eSocial já foi prorrogada algumas vezes, porém já tivemos uma segunda confirmação pelo ministério do trabalho para 2018 e agora com ambiente de testes funcionando, tudo indica que realmente entre em vigor na data prevista. Por isso, a importância de já se adaptar ao sistema e tirar todas as dúvidas com antecedência.

 

FONTE: http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2017/agosto/esocial-libera-ambiente-de-testes-para-todas-as-empresas-do-pais